Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição de Bacias > Como um imenso rio desapareceu em quatro dias no Canadá(Abril 2017)
Início do conteúdo da página

Como um imenso rio desapareceu em quatro dias no Canadá(Abril 2017)

Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2017, 10h24 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h38 | Acessos: 489

O Slims é um rio imenso que se alimenta da água da geleira Kaskawulsh, no noroeste do Canadá. Em suas partes mais largas, ele pode se estender por até 150 metros.

Mas talvez devêssemos dizer "podia", já que em apenas quatro dias, em maio de 2016, o rio desapareceu subitamente da face da terra. Seu inesperado e violento sumiço foi produto de pirataria fluvial, fenômeno pelo qual o leito de um rio é repentinamente desviado até outro curso d'água.

Isso pode ocorrer ao longo de milhares de anos pela erosão, por causa de movimentos da crosta terrestre ou de deslizamentos de terras. Mas o que aconteceu no Canadá, segundo os pesquisadores que fizeram a descoberta, está diretamente ligado à mudança climática –ou seja, é produto da atividade humana.

Para a leitura completa do artigo, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.