Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Comissão Especial debate perenização da Barragem Nilo Coelho nesta segunda (30/09)
Início do conteúdo da página

Comissão Especial debate perenização da Barragem Nilo Coelho nesta segunda (30/09)

Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 17h04 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 09h40 | Acessos: 450

http://www.alepe.pe.gov.br/2019/09/27/comissao-especial-debate-perenizacao-da-barragem-nilo-coelho-nesta-segunda-30/

 

27/09/2019

Questões relativas ao abastecimento e à perenização da Barragem Nilo Coelho, situada no município de Terra Nova, Sertão do Estado, serão debatidas em audiência pública na Assembleia, na próxima segunda-feira (30). O encontro, proposto pela Comissão Especial de Acompanhamento das Barragens de Pernambuco, será realizado no auditório Sérgio Guerra, às 9h.

Em apoio aos agricultores que atuam na região, a Prefeitura de Terra Nova defende que sejam abertas as comportas do reservatório Serra do Livramento, que pertence ao Eixo Norte da Transposição do São Francisco, para que as águas do equipamento sigam até a Barragem Nilo Coelho. A iniciativa deverá garantir a perenização da barragem sertaneja, possibilitando a retomada da agricultura familiar na cidade.

A Barragem Nilo Coelho é uma das maiores do Sertão de Pernambuco, com 22 milhões de m³ de capacidade. As águas dos riachos, córregos e açudes que abastecem o reservatório são utilizadas tanto para o consumo humano quanto para o uso da irrigação. 

Para a audiência, foram convidados representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional, Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (SIGRH), Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Compesa, Agência Nacional de Águas (ANA), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) além de prefeitos da região e demais autoridades. 

Serviço

Evento: Audiência pública da Comissão Especial de Acompanhamento das Barragens de Pernambuco

Quando: 30 de setembro, às 9h

Onde: Auditório Sérgio Guerra, na Alepe

 

COMENTÁRIOS

João Suassuna – Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco

Em minha participação nessa audiência pública, procurei fazer uma análise comparativa entre a incipiente gestão hídrica existente no Eixo Leste da Transposição, (nesse eixo as águas do Velho Chico abastecem o açude de Boqueirão de Cabaceiras), e aquela existente no Eixo Norte do projeto, que abastece o açude Nilo Coelho, em Terra Nova. Comentei, também, a questão do custo elevado da água nesse projeto, o qual, aqui em Pernambuco, segundo informações da Secretaria de Infraestrutura, é de R$ 0,78 (setenta e oito centavos) o metro cúbico bombeado, o que o torna inviável para a prática da irrigação. Deixei com os parlamentares da ALEPE, um exemplar do meu livro “Transposição do São Francisco na perspectiva do Brasil real”.

 

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.