Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Cabrobó-PE: Água do Velho Chico no leito do Riacho Grande
Início do conteúdo da página

Cabrobó-PE: Água do Velho Chico no leito do Riacho Grande

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 09h22 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 09h22 | Acessos: 382

https://www.didigalvao.com.br/cabrobo-pe-agua-do-velho-chico-no-leito-do-riacho-grande/?fbclid=IwAR2tnJJa7_EY2KVbq_7iHnrIGGi5p4321kCWXqPwKrmgF_j5aXXHjmYwdN4 

24/10/2019

Quase 1.500 famílias cabroboenses vão ser beneficiadas com a água do Rio São Francisco que está chegando ao leito do Riacho Grande, com isso os prejuízos serão menores, se der tempo vão poder fazer boas colheitas, gerar renda familiar e melhorar a vida de muita gente. O que esses agricultores esperam de seus representantes é a garantia de que o fornecimento da água não será interrompido, como assim aconteceu em outras oportunidades desde o inicio da luta em 20 de julho de 2016 quando um grupo esteve reunido com o então vice-governador Raul Henry na cidade de Salgueiro. 

De lá para cá foram muitos pedidos, luta incansável, promessas não cumpridas e um saldo negativo para esses trabalhadores. É claro que estamos nos referindo à produção agrícola, muitos acreditaram nas promessas e fizeram o que sabe de melhor que foi plantar roça. Mais recentemente aconteceu uma audiência pública na Alepe para tratar exclusivamente do tema, alguns dias depois o senador Fernando Bezerra Coelho recebeu um grupo de lideranças políticas de Cabrobó, na pauta o mesmo assunto. Os trabalhadores de Cabrobó, sobre tudo, os que moram na região do Riacho Grande, nunca pediu esmolas para esses representantes, apenas que lhes desse a oportunidade de trabalhar e produzir. 

Todos tiveram seus méritos, sim, todos foram importantes nessa luta. No entanto, sem desmerecer ninguém, é importante destacar que o governo deu celeridade na liberação da água, quando soube que as famílias de trabalhadores rurais que moram na região do Riacho Grande estiveram na última segunda-feira (21), na câmara de vereadores e disseram em alto e bom tom que a água que está sendo evaporada seria liberada nem que fosse preciso fechar BRs ou bater na porta do ministério em Brasília. Eles entenderam o recado. Graças a união de todos a água que sai do Rio São Francisco de Cabrobó, corta 43 Km de terras de Cabrobó, vai beneficiar famílias que moram em Cabrobó. 

Obs: Ao longo dessa luta os trabalhadores rurais contaram com a participação de muitas lideranças políticas de Cabrobó, todavia é importante destacar que faltou a participação nessa luta de deputados e senadores que receberam votos dos cabroboenses e dos eleitores de Terra Nova. Hipocrisia completa de muitos desses que foram votados na região, com exceção daqueles que sempre se prontificaram a ajudar. Basta dar uma olhada nos recentes acontecimentos e vamos perceber como Cabrobó nunca foi prioridade para esses mandatários, todos eles que sejam da capital ou do interior, demonstram preocupação com o óleo que atinge as praias pernambucanas, nada contra, a preocupação de fato deve ser de todos. No entanto, pelo menos esses que são do sertão e que foram votados na região, deveriam ter com essa causa a mesma preocupação. 

Parabéns Povo de Cabrobó!

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.