Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Eixo Leste da Transposição com pouca água
Início do conteúdo da página

Eixo Leste da Transposição com pouca água

Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 11h58 | Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 11h58 | Acessos: 283

Passei hoje por Monteiro, na Paraíba, e fotografei o canal (eixo leste) da transposição do Rio São Francisco que corta aquele município. Ele está correndo com pouca água (menos do que deveria), o que imagino ser consequência direta dos usos indevidos dos volumes, entre Itaparica e Monteiro. A irrigação praticada nesse trecho, sem o devido controle, não permite que os volumes oriundos do rio fluam normalmente e na quantidade estabelecida e desejada, até Boqueirão de Cabaceiras, ponto final das águas nesse eixo. A fiscalização certamente é deficiente! Nele, os volumes têm que ser conduzidos, prioritariamente, para fins de abastecimento das pessoas, sendo vetado para outros fins.Tenho tentado alertar as autoridades sobre essa necessidade, mas sem obter sucesso. Isso poderá acarretar atrasos na recuperação de Boqueirão e, consequentemente, demora no abastecimento dos Campinenses com as águas do Velho Chico. Para sorte da população, as chuvas ocorridas no início de janeiro acumularam, na referida represa, cerca de 17 milhões de m3. 

19/01/2020

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

 

Canal da transposição em Monteiro (PB) - Imagem de João Suassuna

 

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.