Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Águas da transposição do Rio São Francisco chegam ao último reservatório antes do Ceará
Início do conteúdo da página

Águas da transposição do Rio São Francisco chegam ao último reservatório antes do Ceará

Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 12h02 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 12h02 | Acessos: 2686

A água chegou à Barragem Milagres, em Verdejante (PE), que levará cerca de três meses para ficar cheia. A partir daí, segue para Jati. 

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/regiao/online/aguas-da-transposicao-do-rio-sao-francisco-chegam-ao-ultimo-reservatorio-antes-do-ceara-1.2195258 

Antônio Rodrigues 

06/01/2020

Resultado de imagem para Águas da transposição do Rio São Francisco chegam ao último reservatório antes do Ceará

Após as comportas da barragem Negreiros, em Salgueiro (PE), serem abertas, na última sexta-feira (3), as águas do “Velho Chico” voltaram a percorrer os trechos do canal do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) e já estão enchendo o reservatório Milagres, no município de Verdejante (PE). Esta é a última estrutura antes de a água do rio chegar ao território cearense.  

A expectativa é que a barragem de Jati, no município homônimo do Cariri, receba as águas do Rio São Francisco apenas no fim do mês de março, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Isso porque o período de três meses é o prazo estipulado para a barragem de Milagres ficar cheia, antes de seguir para o Ceará.   

Hoje, o Eixo Norte do Pisf ultrapassa 97% de execução física. Esta etapa será responsável por levar a água da Transposição aos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Resultado de imagem para Águas da transposição do Rio São Francisco chegam ao último reservatório antes do Ceará  

Caminho das águas  

Da barragem de Jati, o recurso hídrico segue até o Açude Castanhão, pelo Cinturão das Águas do Ceará (CAC), para abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Pela obra estadual, a água será transportada por 53 quilômetros do chamado “eixo emergencial”.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.