Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Volume do açude de Boqueirão de Cabaceiras passa de 65% após chuvas
Início do conteúdo da página

Volume do açude de Boqueirão de Cabaceiras passa de 65% após chuvas

Publicado: Terça, 29 de Dezembro de 2020, 11h38 | Última atualização em Terça, 29 de Dezembro de 2020, 11h38 | Acessos: 172

Chuvas estão proporcionando recargas importantes para os açudes do estado.

https://portalcorreio.com.br/acude-de-boqueirao-passa-65-apos-chuvas/?fbclid=IwAR0lKgG7W4jwo2xVFU9vM_DY6lJU04BrQO5tzDo8MFRw635koL-xtzvOJLs

Portal Correio

28/04/2020


O açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, Cariri do estado, registrou 65,66% de volume nesta terça-feira (28), o que equivale a 306,33 milhões de metros cúbicos de água (m³). O reservatório é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outras 18 cidades próximas.

A expectativa da população paraibana é de que o açude de Boqueirão chegue à capacidade total ainda em 2020, depois de nove anos. O reservatório vem recebendo recargas de água após as chuvas que chegam até os mananciais localizados no Cariri paraibano e que seguem para o açude de Boqueirão.

Segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, as chuvas estão dentro do período esperado, de fevereiro a maio. “O importante é acompanhar a previsão do tempo, essa previsão vai indicar onde as chuvas caíram. Caindo na bacia de contribuidores o açude terá mais recarga de águas”, disse a meteorologista.

Em 2017, o açude atingiu 2% da capacidade total, situação que fez Campina Grande e outras 18 cidades entrarem em uma crise hídrica histórica e adotarem medidas rigorosas de racionamento. Com esse cenário, o açude começou a receber as águas da transposição do Rio São Francisco, mas essa obra vem apresentando problemas e não está colaborando com a recarga de Boqueirão.

Outros açudes

De acordo com o monitoramento da Aesa, 35 açudes na Paraíba estão sangrando. Dentre eles, reservatórios localizados no municípios de Piancó, Itaporanga, Patos, Camalaú, Igaracy, Aguiar, Monteiro e Princesa Isabel.

Outros 68 reservatórios estão em normalidade, 19 estão em observação e 12 se encontram em situação crítica de abastecimento.

Previsão do tempo

De acordo com a previsão da Aesa, existe uma nebulosidade em praticamente todo estado da Paraíba. No entanto, no decorrer do dia a nebulosidade deverá variar e favorecer a ocorrência de chuvas pontuais no setor leste do estado da Paraíba. Nas demais regiões, permanece a previsão de ocorrência de pancadas de chuva entre a tarde e noite.

No Agreste do estado, a máxima é de 30° C e mínima de 21° C. No Brejo, a máxima é de 29° C e a mínima de 21° C.

Já no Cariri/Curimataú, a máxima é de 33º C e a mínima de 21º C. No Litoral, máxima de 31° C e mínima de 23º C.

No Sertão do estado, máxima de 35° C e mínima de 23° C. Na região do Alto Sertão, a máxima é de 34º C e a mínima de 22º C.

COMENTÁRIOS

João Suassuna – Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco

Esse volume acumulado em Boqueirão de Cabaceiras dará uma folga, aos campinenses, para não se falar mais em "racionamento dágua", pelo menos nós próximos dois anos. Mas corre-se o risco de não se falar, também, no projeto da Transposição do São Francisco, por igual período!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.