Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > RIO SÃO FRANCISCO: CHUVAS REGISTRADAS EM MINAS GERAIS GARANTEM UM ANO BOM PARA O RESERVATÓRIO DE TRÊS MARIAS E SOBRADINHO
Início do conteúdo da página

RIO SÃO FRANCISCO: CHUVAS REGISTRADAS EM MINAS GERAIS GARANTEM UM ANO BOM PARA O RESERVATÓRIO DE TRÊS MARIAS E SOBRADINHO

Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 10h27 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h38 | Acessos: 357
As chuvas que caíram este final de semana em Minas Gerais vai proporcionar aos operadores da Agencia Nacional das Águas um ano de expectativas bastante positivas.


26/11/2018

Os níveis dos principais reservatórios instalados na bacia do Rio São Francisco apresentam patamares bastante satisfatórios, a ponto de garantirem tranquilidade para o ano de 2019. Devido às chuvas registradas na região de Minas Gerais, o reservatório de Três Marias, localizado naquele estado, apresenta 39,46% de armazenamento de seu volume útil, conforme informações passadas pela equipe do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Além disso, o reservatório de Sobradinho, na Bahia, apresenta mais de 22% de seu armazenamento.
Com os números bastante animadores, o superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, afirmou que a resolução que fixa a defluência de Sobradinho em 550 metros cúbicos por segundo [m³/s] está em vigor até 30 de novembro. Apenas por garantia, iremos prorrogar até março, mas antes desse prazo entraremos com a nova resolução que fixa os limites mínimos de vazão”, adiantou Gondim.
Com isso, a vazão mínima em Sobradinho e Xingó passará a 800 m³/s. O prazo ainda será definido mas, provavelmente, no início de 2019 esse limite passará a ser praticado. As chuvas registradas no atual período chuvoso apontam que esse é o melhor ano desde 2013, quando a bacia do chamado rio da integração nacional começou a sofrer com uma forte estiagem, o que provocou diversos problemas ao longo de toda a bacia.
A reunião promovida pela ANA conta com a participação de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), dos governos estaduais inseridos na bacia, Marinha, Ministério Público Federal, poder público e usuários em geral. Os próximos encontros estão marcados para os dias 3 e 17 de dezembro e serão retomados em janeiro do próximo ano.

CBHSF Delane Barros


Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.