Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Nível do açude de Poções sobe e água segue para Camalaú
Início do conteúdo da página

Nível do açude de Poções sobe e água segue para Camalaú

Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 09h34 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h38 | Acessos: 312
Presidente da Agência Executiva de Gestão de Águas (Aesa), João Fernandes, lembrou que o açude não sangrou, mas atingiu um nível que permitiu o escoamento das águas

Por

08/11/2018

Açude Poções (Foto: DNocs/Divulgação)

O açude de Poções, que fica na cidade de Monteiro, no Cariri do Estado, transbordou pela caixa de descarga das águas que vêm da transposição do Rio São Francisco. O presidente da Agência Executiva de Gestão de Águas (Aesa), João Fernandes, lembrou que o açude não sangrou, mas atingiu um nível que permitiu o escoamento das águas pela caixa de descarga para a cidade.
Em Camalaú

O presidente da Aesa comentou que é preciso balancear o nível de água que chega do açude e o que sai. Além disso, Fernandes confirmou que a as águas do açude Poções já chegaram a barragem de São José e devem chegar a Camalaú em breve. “As águas já passaram de São José e devem chegar a Camalaú pela descarga. Não há previsão porque é um processo muito instável”, finalizou.

Solução

João Fernandes explicou que a caixa de descarga da transposição existe para que o escoamento seja possível mesmo que o açude não tenha sangrado. “O açude não sangrou. Ele tá começando a sair água pela caixa de descarga pelas águas do São Francisco. Ele tem uma caixa velha, de umas 55 metros cúbicos, e a caixa da transposição, com dois tubos de 1,60 metros cúbicos, que aí pode passar 6, 7 mil litros por segundo. A velha tinha que esperar o açude sangrar”, revelou.
Sobre o assunto
Bombeamento das águas da transposição começa a ser retomado em Poções

Transposição: com pouca intensidade

http://www.suassuna.net.br/2018/11/transposicao-com-pouca-intensidade.html

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.