Governador decreta situação de emergência em 176 municípios na Paraíba
02/10/2018

Imagem do Google
Na edição do Diário Oficial do Estado, nesta teça-feira (2), traz a publicação do decreto do governador Ricardo Coutinho (PSB) que declarou situação de emergência em 176 municípios paraibanos, incluindo Campina Grande, Cajazeiras e Patos, devido à situação de estiagem que atinge o estado.
Segundo a publicação, irregularidades pluviométricas afetaram as localidades causando danos à subsistência e à saúde das respectivas populações. Os municípios permanecerão em situação de emergência por 180 dias.
Agora, o Governo do Estado fica autorizado a abrir crédito para solucionar problemas relacionados no decreto, convocação de voluntários para reforçar ações, além de dispensar licitações para contratos de aquisição de bens e serviços voltados para o combate à estiagem.
COMENTÁRIOS
João Suassuna – Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco
Essa situação de emergência em municípios paraibanos, inclusive em Campina Grande, já havia previsto e alertado as autoridades, em minhas análises sobre o abastecimento hídrico de Campina Grande. Fica provado e evidenciado, mais uma vez, que a vontade política não pode e nem deve estar acima das possibilidades técnicas de se realizar as ações de desenvolvimento do País, sob pena de ocorrer esse tipo de situação esdrúxula. No caso em questão, os alertas nas defluências de Boqueirão de Cabaceiras foram dados, as consequências, em caso de não observância desses alertas, foram evidenciadas e, mesmo assim, a coisa pública continuou sendo tratada de forma irresponsável. O resultado da opera é traduzido pela assinatura do governador da Paraíba, desse decreto de situação de emergência. Prevejo, para os paraibanos, dias sombrios e secos pela frente!
Redes Sociais