Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Estudo confirma açudes envenenados na Paraíba (Março 2018)
Início do conteúdo da página

Estudo confirma açudes envenenados na Paraíba (Março 2018)

Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 13h34 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h39 | Acessos: 305

Estudo recém publicado em revista científica internacional confirma a procedência do alerta feito pela médica Adriana Melo em novembro de 2016 sobre o elevado grau de toxidade da água de Boqueirão, quando o açude estava com pouco mais de 3% do seu volume.

Mundialmente conhecida por suas pesquisas sobre a relação entre zika e microcefalia, Adriana fez parte do grupo de cientistas que concluiu pela existência, na Paraíba, de açudes envenenados por toxinas. Segundo matéria publicada ontem (25) em O Globo, essas toxinas podem afetar o fígado e o sistema nervoso de quem consome a água, mesmo tratada, desses mananciais.

Óbvio que os efeitos desse envenenamento não são imediatos. Os malefícios devem resultar de anos de consumo de água contaminada. Água intoxicada que o tratamento convencional não consegue limpar, segundo o leitor pode inferir do depoimento de pesquisadores na matéria reproduzida a seguir.


Confira o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.