Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > RIO SÃO FRANCISCO: AGRICULTORES DENUNCIAM QUE EXISTE IRRIGAÇÃO NAS QUARTAS-FEIRAS, QUANDO É PROIBIDO USO DAS ÁGUAS DURANTE O DIA DO RIO (Fevereiro 2018)
Início do conteúdo da página

RIO SÃO FRANCISCO: AGRICULTORES DENUNCIAM QUE EXISTE IRRIGAÇÃO NAS QUARTAS-FEIRAS, QUANDO É PROIBIDO USO DAS ÁGUAS DURANTE O DIA DO RIO (Fevereiro 2018)

Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 08h49 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h39 | Acessos: 341

O Blog do Geraldo José apurou com exclusividade que a Resolução da Agência Nacional de Águas (ANA), que institui o Dia do Rio, como medida de restrição ao uso das águas da Bacia do São Francisco, não é cumprida à risca por "alguns agricultores da região do Vale do São Francisco, principalmente, os ligados à fruticultura".
Os denunciantes pediram para não ser identificados. Eles disseram que "infelizmente a medida é uma prevenção válida na tentativa de ajudar o rio São Francisco, mas tem agricultor irrigando sim toda quarta-feira, normalmente, explorando as águas do Velho Chico, durante toda a semana, sem restringir um dia dedicado ao Rio".
A restrição deveria ocorrer às quartas-feiras. A informação colhida pela redação deste Blog é que "os grandes agricultores ligados a produção de fruticultura irrigam sim os plantios para não ter prejuízos". Segundo explicou um dos produtores "as plantas precisam de irrigação todo dia e um dia sem água é considerado de risco e de prejuízo muito grande, por isto poucos cumprem a resolução de não irrigar."
Segundo a instituição da Lei, quem não cumprir as medidas de restrição cometerá infração, ficando sujeito à aplicação de penalidades como multas, embargos, lacres e apreensão de equipamentos. De acordo com a ANA, trata-se de uma “medida adicional para preservar os estoques de água nos reservatórios” da bacia, que abrange os estados de Minas Gerais, da Bahia, de Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Para ler a matéria completa, leia aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.