La Niña pode causar tragédias sociais no Brasil(Janeiro 2018)
Fenômeno deve trazer chuvas intensas, provocando deslizamentos, enxurradas e alagamentos. "Os cuidados deveriam ser ainda maiores e não vemos nenhuma mobilização do governo", diz geógrafo
São Paulo – O fenômeno climático La Niña deve afetar a safra agrícola no Brasil e também trazer volumes intensos de chuva que podem causar problemas em diversas cidades do país. A avaliação é do professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental Wagner Ribeiro, em entrevista ao Jornal Brasil Atual, da Rádio Brasil Atual.
"O La Niña é um fenômeno que ocorre de sete em sete anos, variando a frequência, já que é difícil precisar a regularidade desses eventos climáticos, e consiste basicamente em um resfriamento um pouco abaixo da média de uma região importante no Oceano Pacífico", explica Ribeiro. "O mar e o ar trocam fluidos todo o tempo, são duas camadas, uma de ar e outra de água, interagindo. Aquecendo ou esfriando, uma influencia a outra."
Para ler o artigo completo, clique aqui!
Redes Sociais