Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Rio São Francisco é essencial para a economia e para a vida na região (Outubro 2017)
Início do conteúdo da página

Rio São Francisco é essencial para a economia e para a vida na região (Outubro 2017)

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 12h40 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h40 | Acessos: 369

Com 640 mil quilômetros quadrados, a bacia hidrográfica do Rio São Francisco equivale ao território da França. O que faz com que uma grande área dependa das suas águas. De acordo com o professor, ele conta com uma variedade de ambientes naturais. “Presença de domínios como o bioma da caatinga, o serrado e, na sua área de foz, há a presença da floresta tropical”.Ele ainda é uma grande fonte de energia com seis usinas hidroelétricas construídas ao longo do seu percurso. Edificada em Minas Gerais, a Três Maria é a única localizada fora da região Nordeste. As usinas Xingó, Moxotó, Paulo Afonso, Itaparica e Sobradinho estão distribuídas no território nordestino.
“A importância do Rio São Francisco vai além da produção de energia. A exemplo da fruticultura irrigada envolvida no Vale do São Francisco, entre as regiões de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), onde há a maior produção de frutas como manga e uva voltadas para a exportação”.

Para ler a matéria completa, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.