Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Agricultores seguem com canais clandestinos no Rio São Francisco mesmo após multa e esperam acordo (Outubro 2017)
Início do conteúdo da página

Agricultores seguem com canais clandestinos no Rio São Francisco mesmo após multa e esperam acordo (Outubro 2017)

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 09h11 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h40 | Acessos: 371

Canais foram feitos em Casa Nova, na região norte da BA, para irrigação de plantações. Ibama disse, no entanto, que obras poderiam causar prejuízos ao meio ambiente.

Agricultores do município de de Casa Nova, no norte da Bahia, que foram multados pelo Ibama após abrirem canais no Rio São Francisco sem licença ambiental para irrigar plantações permanecem utilizando os canais clandestinos e esperam um acordo para que não possam ter que pagar o valor definido pelo órgão.

As multas foram aplicadas em agosto a 20 agriculores -- cada um deles multados em R$ 50 mil -- após os canais serem abertos pela associação de produtores rurais da região. O Ibama disse, à época, que os canais abertos poderiam causar o assoreamento do leito, poluição e contaminação da água, e ainda provocar desperdício. O órgao, no entanto, não interditou os canais.

Os trabalhadores dizem que não tem intenção de prejudicar o meio ambiente, mas apenas de salvar as plantações diante da seca que atinge a região. "Eu não tenho condições de pagar essa multa. Estou com 53 anos de idade e nunca vi esse dinheiro na minha mão", disse uma mulher que trabalha na região.

Confira o artigo completo aqui!

Assista ao vídeo da matéria aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.