Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Barragem do Sobradinho tem menor vazão em 37 anos e opera com pouco mais de 4% da capacidade (Outubro 2017)
Início do conteúdo da página

Barragem do Sobradinho tem menor vazão em 37 anos e opera com pouco mais de 4% da capacidade (Outubro 2017)

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 09h09 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h40 | Acessos: 515

Vazão da barragem que opera com as águas do Rio São Francisco foi reduzida nesta segunda-feira (9) e seguirá em diminuição na terça-feira (10).

A barragem do Sobradinho, no norte da Bahia, está operando com apenas 4% da capacidade, segundo informações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela operação do Sobradinho. Além disso, a vazão do local, que é a água liberada pela barragem, começou a ser reduzida nesta segunda-feira (9) e continua a diminuir na terça-feira (10). É a menor vazão em 37 anos, desde que a usina de Sobradinho começou a operar, em 1979.

Em condições normais, a usina Hidrelétrica de Sobradinho, que opera com as águas do Rio São Francisco, tem vazão mínima de 1.300 m3/s. Contudo, com pouca água chegando ao reservatório por conta da falta de chuva na cabeceira do rio e nos seus afluentes, a Agência Nacional de Águas e o Ibama autorizaram nesta segunda-feira, a redução da vazão para 560 m³/s, e a partir de terça-feira, a vazão será reduzida para 550 m³/s.

A diminuição na vazão é por tempo indeterminado. A decisão é para conservar a quantidade de água no lago. Além disso, o reservatório pode chegar ao volume morto em novembro.

Confira o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.