Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Manobras nas defluências de Três Marias devem livrar a represa de Sobradinho do fantasma do volume morto, no mês de novembro (Agosto 2017)
Início do conteúdo da página

Manobras nas defluências de Três Marias devem livrar a represa de Sobradinho do fantasma do volume morto, no mês de novembro (Agosto 2017)

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 13h40 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h40 | Acessos: 423

Segundo Suassuna, caso não chova no SF até o final de novembro, a situação do rio ficará insustentável. Daí a preocupação técnica, de que as represas de Sobradinho e Três Marias entrarem em seus volumes mortos com antecedência.

As autoridades do setor elétrico mineiro (Cemig) haviam adotado política de gestão nas defluências de Três Marias, com o propósito de auxiliar na manutenção da vida das lagoas marginais do Rio São Francisco, bem como na tentativa de recuperação volumétrica da represa de Sobradinho. A política foi iniciada no mês de maio, defluindo da represa cerca de 230 m³/s, até se atingir, no mês de outubro, uma defluência de 280 m³/s, de maneira a se estabelecer um percentual de cerca de 10% da capacidade da represa de Três Marias, até o final de novembro. No dia primeiro de julho a Cemig, em claro desrespeito a essa política, elevou a defluência de Três Marias para 320 m³/s. Com a seca avassaladora que persiste na bacia do Velho Chico, a situação se agravou: a defluência foi elevada para 383 m³/s.

Essa manobra fez variar, de forma discreta, os volumes nos postos de observação de Morpará e São Francisco, passando, respectivamente, de 489 m³/s e 435 m³/s, da semana anterior, para 489 m³/s e 431 m³/s nesta semana. Praticamente os volumes do Rio São Francisco permaneceram inalterados naquela região. O aumento da defluência de Três Marias já está chegando a Bom Jesus da Lapa com 546 m³/s e Sobradinho, cuja afluência está em cerca de 400 m³/s. Esses acréscimos nos volumes afluentes, em Sobradinho, são a prova clara de que as autoridades estão tentando postergar o início do volume morto dessa represa, que estava previsto para o mês de novembro, para períodos subsequentes.

Confira o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.