Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > A morte a olhos vistos (Agosto 2017)
Início do conteúdo da página

A morte a olhos vistos (Agosto 2017)

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 07h54 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h40 | Acessos: 530

As fotos foram tiradas em 2004 e 2017 e constatam a triste realidade de que o Velho Chico está morrendo.

Décadas de degradação e extinção da mata ciliar, no próprio rio e nos seus afluentes, aumento absurdo da captação para abastecimento da população e irrigação, somam-se à maior seca na região onde fica a nascente do Rio da Integração Nacional.

As represas de Sobradinho e Xingó estão com vazão igual à metade do mínimo previsto pelo comitê gestor e a previsão é que o lago de Sobradinho atinja o volume morto no mês de outubro/2017.

Para acelerar a tragédia o governo federal anuncia com pompa e circunstância a continuidade das obras da superfaturadamente bilionária e faraônica Transposição, um crime contra o moribundo Opará.

A visão futurística do Imperador Pedro II se tornou inviável nos estertores do século XX, uma vez que a população dependente do Rio dos Currais cresceu em progressão geométrica e em nada se compara ao que existia nas últimas décadas de 1800.


Confira o artigo completo aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.