ANA autoriza irrigação e fim do racionamento em CG com água do São Francisco (Julho 2017)
A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou, através de uma resolução federal, a utilização das águas da transposição do Rio São Francisco para irrigar os sistemas de Campina Grande e do Cariri. A decisão saiu no Diário Oficial da União nessa terça-feira (18) e é assinada também pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O documento estabelece as condições para aumentar a oferta de água pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e também busca garantir a subsistência dos agricultores da região, que registra chuvas abaixo da média desde 2012.
O documento conjunto estabelece regras até 26 de março de 2018, período de pré-operação do Projeto de Integração do São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), também conhecido como transposição do São Francisco, na Paraíba. A resolução abrange os usos das águas no Eixo Leste do PISF, em Monteiro, e no açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.
Segundo a resolução conjunta, a Cagepa poderá captar até 1.300 litros por segundo no açude Epitácio Pessoa, também chamado de Boqueirão, em vez dos 1.110l/s que estava autorizada a retirar. Campina Grande passa por racionamento desde 2014 em função da estiagem.
Para ler o artigo completo, clique aqui!
Redes Sociais