Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Açude de Boqueirão ganha 7 milhões de m³ de água em um mês, após transposição(Maio 2017)
Início do conteúdo da página

Açude de Boqueirão ganha 7 milhões de m³ de água em um mês, após transposição(Maio 2017)

Publicado: Terça, 18 de Julho de 2017, 11h01 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h41 | Acessos: 339

Completado um mês do encontro das águas da transposição do Rio São Francisco com o espelho d’água do açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, no Cariri paraibano, o reservatório já teve uma recarga de 7,7 milhões de metros cúbicos de água. O volume chegou a 4,8% da capacidade total. Em 18 de abril de 2017, quando as águas se encontraram, o açude estava com apenas 2,9%, sendo considerado o pior nível da história.

Segundo a Cagepa Borborema, apesar contínuo aumento no volume de água de Boqueirão, ainda não foi possível perceber uma melhora na qualidade da água do açude.

De acordo com os dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) na manhã desta sexta-feira (19), após a medição das 24 horas anteriores, o açude de Boqueirão está com 19.659.609 de metros cúbicos de água. Ele tem capacidade para 411.686.287 metros cúbicos. Quando estava com 2,9%, o reservatório tinha cerca de 11,9 milhões de metros cúbicos.

As águas que estão abastecendo o açude de Boqueirão saem da barragem de Itaparica, no Rio São Francisco, em Petrolândia, no Sertão pernambucano e segues pelo eixo leste da obra até a cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, por meio de canais, aquedutos, estações elevatórias de água e túneis. Depois de chegar a Monteiro, a transposição deságua no Rio Paraíba e segue seu caminho natural entre o Cariri e Litoral da Paraíba.

Para mais informações sobre o artigo, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.