Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Um mês após transposição, volume de água em Boqueirão chega a 4,4%, diz Aesa (Maio 2017)
Início do conteúdo da página

Um mês após transposição, volume de água em Boqueirão chega a 4,4%, diz Aesa (Maio 2017)

Publicado: Terça, 18 de Julho de 2017, 10h58 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h41 | Acessos: 430

Depois de um mês recebendo águas da transposição do Rio São Francisco, o açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, agreste da Paraíba, alcançou o volume de 4,4% de sua capacidade nesta sexta-feira (12), de acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). O reservatório acumula mais de 17,9 mil metros cúbicos de água.
Se o nível de água continuar crescendo na velocidade atual, a previsão dos especialistas é de que o reservatório alcance a marca de 8,2% no final do mês de junho, saindo do que é considerado volume morto.
As águas do São Francisco chegaram à bacia do açude no dia 12 de abril, mas só encontraram com o espelho d’água no dia 18 e desde então, o volume de água tem registrado movimento crescente constante. Quando o açude começou a receber as águas, ele estava com apenas 2,9%.
Segundo o auxiliar administrativo do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) Severino Normandia, até a quinta-feira (11) o nível do reservatório tinha subido 1,66 metro, o que equivale a 5,6 milhões de metros cúbicos de água. "Quantos anos esperamos que o rio fosse perenizado? Todos os moradores, todos os ribeirinhos, a população toda está muito sorridente. Um rio ser perenizado numa crise hídrica dessa é uma alegria muito grande", comemora o especialista em recursos hídricos Isnaldo Cândido.

Para mais informações sobre o artigo, clique aqui!

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.