Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Com água da Transposição, volume de Boqueirão aumenta e chega a 3,1% (Abril 2017)
Início do conteúdo da página

Com água da Transposição, volume de Boqueirão aumenta e chega a 3,1% (Abril 2017)

Publicado: Terça, 18 de Julho de 2017, 10h52 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h41 | Acessos: 316


Com a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco ao açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, o volume do manancial já chega a 3.1%, de acordo com números disponibilizados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA).

Antes da chegada das águas do Velho Chico, o açude registrou a maior baixa desde da sua construção, no ano de 1956, fixando 2.9% de sua capacidade.

Com a chegada das águas da transposição, os produtores e agricultores que atuam na região da bacia do Boqueirão acreditam no retorno da produção local.

Na próxima sexta-feira (28), a AESA e ANA, responsáveis pela gestão das águas, realizarão uma reunião com irrigantes, pescadores e prefeitos das cidades que estão dentro da bacia hidrográfica do açude, para apresentar um plano de uso das águas e ouvir a população.

Com Bruno Lira – MaisPB

COMENTÁRIOS

João Suassuna – Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco
Esse diferencial volumétrico na represa de Boqueirão, em parte, foi devido às chuvas caídas, na semana da Páscoa, na bacia do rio Paraíba, na região do Cariri paraibano. As águas do São Francisco, que atualmente abastecem a referida represa, estão chegando em volumes muito reduzidos (1,5 m³/s, apenas), o que não daria, no intervalo de tempo no qual estão sendo bombeadas, proporcionar esse diferencial de acréscimo.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.