Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Comparação da Transposição e Obras da ANA, por Roberto Malvezzi (Gogó)
Início do conteúdo da página

Comparação da Transposição e Obras da ANA, por Roberto Malvezzi (Gogó)

Publicado: Quarta, 29 de Mai de 2019, 11h15 | Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2019, 11h15 | Acessos: 262

2007

 

É inevitável a comparação entre as vantagens da Transposição anunciadas pelo governo com as vantagens das propostas da Agência Nacional de Águas no Atlas do Nordeste. Todo militante, todo político, todo governador do Nordeste, o presidente da República, o judiciário, deveriam estar absolutamente cientes dessa realidade antes de encaminhar qualquer obra. É simples e irrefutável. Os dados da Transposição são do Ministério da Integração, os dados da ANA estão no Atlas do Nordeste da Agência Nacional de Águas. Nem vamos questionar aqui os números do Ministério da Integração, já contestados por tantos especialistas e pelo Tribunal de Contas da União. Nem que todos os números da transposição fossem verdadeiros, em nenhum item levam vantagem sobre as propostas da Agência Nacional de Águas.

 

Poderíamos fazer inúmeras comparações. Escolhi as fundamentais, principalmente onde o governo se baseia para sustentar a transposição. Tabela comparativa foi feita por mim.

 

 

Transposição

Ana / Parcial

ANA/ Parcial

ANA/Total

Municípios beneficiados

391

1.112

244

Municípios interligados nas regiões Metropolitanas.

1356

Custo

R$ 6,6 bilhões

R$ 3,6 bilhões

   

População beneficiada

12 milhões

34 milhões

   

Estados beneficiados

4

(Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará)

9

(Bahia, Sergipe, Piauí, Alagoas, Pernambuco, Rio do Norte, Paraíba, Ceará) e Norte de Minas)

   



Roberto Malvezzi (Gogó) é Agente Pastoral da Comissão Pastoral da Terra - CPT

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.