Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Transposição do Rio São Francisco > Agricultores sofrem com problemas no abastecimento de água da transposição do São Francisco
Início do conteúdo da página

Agricultores sofrem com problemas no abastecimento de água da transposição do São Francisco

Publicado: Quarta, 29 de Mai de 2019, 11h32 | Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2019, 11h32 | Acessos: 243

Em Pernambuco, famílias estão tendo que sair de casa. O abastecimento foi interrompido e plantações estão morrendo.

 

Assista ao vídeo da matéria, no endereço abaixo

https://g1-globo-com.cdn.ampproject.org/v/s/g1.globo.com/google/amp/jornal-nacional/noticia/2019/05/11/agricultores-sofrem-com-problemas-no-abastecimento-de-agua-da-transposicao-do-sao-francisco.ghtml?amp_js_v=0.1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fjornal-nacional%2Fnoticia%2F2019%2F05%2F11%2Fagricultores-sofrem-com-problemas-no-abastecimento-de-agua-da-transposicao-do-sao-francisco.ghtml

 

Jornal Nacional

 

11/05/2019

Resultado de imagem para Agricultores sofrem com problemas no abastecimento de água da transposição do São Francisco

Imagem, do Google, do rompimento do canal da transposição

 

 

COMENTÁRIOS

João Suassuna - Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco

 

O problema maior dessa questão foi a expectativa gerada pelo poder público federal para o uso das águas da Transposição, também para fins produtivos, ou seja, para o seu uso na irrigação. Ora, segundo dados do IPEA, a água do São Francisco, na ponta do projeto, chegará demasiadamente cara (cerca de R$ 0,13 o m³ bombeado), o que a torna proibitiva para fins de irrigação. Era evidente que esse tipo de situação apresentada ao produtor rural, mais cedo ou mais tarde, iria ser evidenciado. A propalada sinergia hídrica do projeto foi assegurada pelas autoridades, para fins bem específicos: a segurança do abastecimento de 12 milhões de pessoas, com água para beber (fins de potabilidade). De resto o que aconteceu foi a criação de uma situação, na qual puseram o trabalho e a vida do agricultor em risco. E o problema tende a se agravar, pois o São Francisco não terá volumes suficientes para o atendimento das demandas dos múltiplos e conflituosos usos aos quais o rio é submetido!

João Abner Guimarães Júnior– Professor aposentado pela UFRN e atual Diretor da CAERN

 

 

Matéria absurda, sem o mínimo compromisso com a sustentabilidade econômica do projeto. Não questiona o altíssimo custo da água, dez vezes maior do que o acessível aos produtores rurais. Teria que denunciar o uso eleitoreiro da promessa da oferta de água aos pequenos agricultores sem antes assegurar o arranjo financeiro. Aproveitaram o período de teste do Sistema cujos recursos financeiros estavam previstos no orçamento da obra para fazerem demagogia. Só que agora chegou a hora da onça beber e pagar a água da Transposição.



Sobre o assunto

Açude de Boqueirão perde água por três dias seguidos

 

http://www.suassuna.net.br/2019/05/acude-de-boqueirao-perde-agua-por-tres.html

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.