Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

1. Apresentação - GPIEDUC

Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2021, 16h23 | Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 16h23 | Acessos: 524

O Grupo de Pesquisas Infância e Educação na Contemporaneidade: estudos interdisciplinares/GPIEDUC é um grupo de pesquisa inscrito na plataforma do CNPq, em funcionamento desde 2006, na Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco. O grupo é composto por pesquisadores, estudantes, gestores educacionais, professores, alunos e egressos do PPGECI e vem desenvolvendo atividades de estudos e pesquisas em diversas temáticas relacionadas às questões das infâncias e sua educação em diferentes contextos, analisando a diversidade do modo de ser criança na contemporaneidade.

Seus objetivos estão relacionados à interlocução de saberes, numa perspectiva interdisciplinar, que possibilitem novos conhecimentos, dando visibilidade à criança e as suas problemáticas nos processos de formulação e implementação da política educacional e dos processos educativos dirigidos à criança pequena.

Esse campo interdisciplinar de estudos assume uma perspectiva teórica e metodológica que concebe a infância como categoria social e a criança como ser de direitos. Em seus estudos, buscam-se abordagens teórico-metodológicas que se caracterizem pela conjugação de análises qualitativas e quantitativas de dados e que contemplem as diferentes dimensões dos fenômenos estudados.

O grupo também participa de vários fóruns e redes de pesquisadores, professores e movimentos sociais, em níveis nacional e estadual, que discutem a infância na contemporaneidade, bem como as políticas e programas de atendimento à primeira infância, procurando cumprir seu papel social e político na melhoria das condições de vida das crianças.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.