Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Jornada Anual de Estudos das Infâncias
Início do conteúdo da página

Jornada de Estudos das Infâncias

Publicado: Quinta, 10 de Junho de 2021, 12h13 | Última atualização em Quarta, 23 de Junho de 2021, 13h33 | Acessos: 304

A Jornada de Estudos das Infâncias tem como objetivo promover a divulgação e o debate de temáticas relacionadas a questões teóricas, conceituais e metodológicas das pesquisas sobre as infâncias desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade, formado por pesquisadores, estudiosos da área, docentes, discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades/UFRPE/FUNDAJ.

A perspectiva adotada na realização da jornada parte da concepção da infância como categoria social e da criança como ser de direitos. Entendemos, também, que as percepções e representações sociais que as crianças fazem das realidades que vivenciam fazem parte da reflexividade da contemporaneidade e podem nos fornecer importantes elementos para o conhecimento sobre as instituições de ensino, as relações intergeracionais, o desenvolvimento infantil, enfim, sobre a sociedade em que vivemos.

Trata-se de um evento aberto para os estudiosos da área e para o público em geral. A programação consta de apresentação e discussão dos resultados de pesquisas, com a participação de convidados especialistas nos temas em questão.

O evento acontece anualmente, desde 2018. E, em cada versão, uma temática é escolhida para orientar a programação, como eixo do debate.

A I Jornada de Estudos das Infâncias, realizada em 07 de junho de 2018, com 170 inscritos, teve como tema “Onde estão as crianças nos estudos das infâncias?”. O eixo de discussão focalizou as metodologias utilizadas nas pesquisas com/sobre/da infância e a visibilidade das crianças nas pesquisas sociais. O evento contou com a participação da professora Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa do Departamento de Psicologia da UFPE.

Em 11 de junho de 2019, aconteceu a II Jornada,de Estudos das Infâncias, com o tema “Infâncias, Direitos das Crianças e Democracia”, com 315 inscritos. Essa segunda versão consolidou a iniciativa do primeiro ano e recebeu as convidadas conferencistas: as professoras Alice Miriam Happ Botler do Centro de Educação/UFPE e a professora Christina Gladys do Departamento de Ciências Sociais/UFPE.

Para a terceira edição, o tema escolhido foi “Infâncias, Crises e Emergências: a invisibilidade e a necessidade da garantia dos direitos fundamentais das crianças” e refletirá sobre os resultados das pesquisas que tratam das consequências da pandemia de COVID 19 para as infâncias.

Nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2021, realizaremos a IV Jornada de Estudos das Infâncias que trará os resultados dos estudos do GPIEDUC, com ênfase no contexto da pandemia e seus efeitos para as políticas de educação e os cotidianos das crianças. Em breve, teremos mais informações sobre as inscrições, a nossa programação e os nossos convidados!

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.