Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Arqueólogo palestra sobre caminhos da fé no curso “Roteiros para o Turismo Religioso no Nordeste do Brasil”
Início do conteúdo da página

Arqueólogo palestra sobre caminhos da fé no curso “Roteiros para o Turismo Religioso no Nordeste do Brasil”

Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 19h31 | Última atualização em Quinta, 29 de Abril de 2021, 19h31 | Acessos: 195

Múcio Aguiar destacou manifestações religiosas e seus potenciais turísticos no encontro desta quinta-feira (29)

“A geografia da fé dá o significado da vida”, declarou Múcio Aguiar, palestrante do curso “Roteiros para o Turismo Religioso no Nordeste do Brasil”. O quinto e penúltimo encontro da capacitação online da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) ocorreu na manhã desta quinta-feira (29), via plataforma Google Meet, com a participação de gestores/as e estudantes de turismo dos municípios nordestinos.

A aula foi um grande passeio pelas diversidades da fé e seus aspectos culturais e pelo cotidiano cultural, imaterial e antropológico das cidades nordestinas onde acontecem os maiores festejos religiosos.“Independentemente da fé, é importante pensar no roteiro e na estrutura da manifestação por todo o potencial turístico que existe. Nossa fé é predominantemente influenciadora para as devoções”, comentou o palestrante.

O tema da sua palestra - “Caminhos da fé: santos populares do Nordeste” - nasceu a partir da pesquisa “Santos Católicos Populares do Nordeste” realizada de 2019 a 2020. “Os caminhos religiosos configuram o relacionamento do homem com o sagrado, envolvendo ritos, rituais, orações e outros. As práticas religiosas são heranças que determinam formas especiais de viver as crenças, nomeadamente a devoção pessoal”, ressaltou. Múcio Aguiar é doutorando em Arqueologia pela Universidade de Coimbra, Mestre em Ciências da Religião, jornalista e presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco.

Próximo encontro

O curso “Roteiros para o Turismo Religioso no Nordeste do Brasil”, iniciado na última segunda-feira (26), será encerrado nesta sexta-feira (30), no mesmo horário (das 10h às 12h). Na última aula, a monitora da Coordenação de Ações Educativas do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), Olga Santos, apresentará os principais atrativos religiosos de cada estado da região Nordeste. Ela também é especialista em Produção e Gerenciamento de Eventos e graduada em Turismo.

 

Confira a cobertura sobre o curso:

Primeiro dia:

https://www.fundaj.gov.br/index.php/area-de-imprensa/14711-curso-sobre-turismo-fe-e-culturas-do-nordeste-teve-inicio-nesta-segunda-feira-27

 

Segundo dia:

https://www.fundaj.gov.br/index.php/area-de-imprensa/14726-antropologa-da-fundaj-reflete-sobre-fe-religiosa-em-curso-de-capacitacao

 

 Terceiro dia:

https://www.fundaj.gov.br/index.php/area-de-imprensa/14750-diretor-da-dimeca-ressalta-a-forca-da-religiao-no-nordeste

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.