Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Museu do Homem do Nordeste reabre ao público
Início do conteúdo da página

Museu do Homem do Nordeste reabre ao público

Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 15h58 | Última atualização em Quinta, 19 de Agosto de 2021, 15h58 | Acessos: 388

Ministro da Educação participou do evento que contou com a reabertura do Espaço Janete Costa, lançamentos de livro e de exposição  

O Museu do Homem do Nordeste, equipamento cultural da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), do Ministério da Educação (MEC), reabriu nesta quinta-feira (19). A programação foi presidida pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e fez parte da celebração dos 172 anos de nascimento do patrono da Instituição, Joaquim Nabuco. As atividades presenciais no Muhne estavam suspensas desde março de 2020. Durante esse período, o espaço passou por requalificação para a prevenção e combate a incêndios.

"O museu é algo muito importante, porque além de outras referências, serve para a gente aprender com o passado. Quem não aprende com o passado está fadado a cometer sempre os mesmos erros", destacou o Ministro da Educação (MEC), Milton Ribeiro. Também estavam presentes no evento o prefeito de Goiana, Eduardo Honório, e o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto.

Ribeiro ainda conferiu em primeira mão a exposição “389 dias de Solidão”, na sala de abertura do edifício Gil Maranhão. A mostra é um convite para o público refletir sobre os desafios dos equipamentos museais durante a pandemia, que sofreram com a ausência dos visitantes. O Muhne apresenta intervenções a partir da reprodução de obras de artistas renomados, como “Mona Lisa” (Leonardo da Vinci, 1503) e “O Grito” (Edvard Munch, 1893), e também de artistas populares. Essas intervenções fazem conexão com o momento atual e os retratos tiveram uma oportuna interferência: a máscara de proteção contra a Covid-19.

“Esse Museu é, sem dúvidas, uma parte viva da memória cultural e histórica do Nordeste", ressaltou o presidente da Fundaj, Antônio Campos. Ele ainda lembrou que 19 de agosto é uma data muito importante para a casa: os 172 anos do nascimento de Joaquim Nabuco e o Dia da Fotografia.

A programação de reabertura do Museu seguiu com o lançamento do livro “Museu do Homem do Nordeste em 40 peças” (Editora Massangana, 2021). A obra foi organizada pelos museólogos Henrique Cruz e Marília Bivar e resgata a história de preservação do equipamento, que completou 40 anos de trajetória em 2019, a partir de peças expostas. O leitor participa, ao longo das 255 páginas, de uma celebração à história das peças do acervo, que foram escolhidas por servidores e monitores do Educativo e do Muhne.

 

Na Sala Waldemar Valente, os artistas Gisela Abad, Saulo Dubourcq e Sergio Bandeira têm seus trabalhos expostos na mostra “Três Ceramistas”. A exposição foi inaugurada por Milton Ribeiro e pode ser visitada pelo público a partir da amanhã (20) até o dia 31 de outubro.

Além dos lançamentos da exposição e do livro, o ministro também participou da reabertura do Espaço Janete Costa Arte e Cultura, loja do Museu do Homem do Nordeste. Localizada no hall do Muhne, ela é dedicada a artesãos e artistas populares que têm o objetivo de comercializar suas peças a preços acessíveis. Até o dia 1º de abril de 2022, quem quiser pode se inscrever para vender seus produtos na galeria

 

Segurança
Fechado desde março de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, o Muhne iniciou as obras para a instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndios. A requalificação prevê a construção de uma caixa d’água de aproximadamente 30 mil/l e a instalação de uma rede hidráulica nos edifícios, salas de exposição e cinema, com sprinklers e mangotinhos. Enquanto, no exterior do complexo serão instalados hidrantes. Sensores de fumaça, luzes e sinalizações de emergência completam o projeto, que deve ser concluído até o fim de setembro. “É preciso salvaguardar a nossa história. O projeto já era previsto, mas conseguimos adiantar com o fechamento”, ressalta a coordenadora-geral do Muhne, Fernanda Cavalcanti.

Funcionamento
O museu, o Espaço Janete Costa e a exposição Três Ceramistas funcionam de terça a sexta das 10h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados, o funcionamento é das 13h às 17h. A entrada para o museu custa R$ 6 a inteira e R$ 3 a meia. A exposição tem entrada gratuita. O Muhne está aberto ao público, mas não permite agendamento para grupos. A ocupação máxima no museu é de 20 pessoas para visitação, já o Espaço Janete Costa permite a entrada de três pessoas por vez. 

 



registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.