Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cozinheiro Imperial

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 12h35 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 13h23 | Acessos: 5247

Constança Oliva de Lima. 7. ed. aum. 
e melhorada... Rio de Janeiro: Eduardo Henrique Laemmert, 1877.

O Cozinheiro Imperial Ou Nova Arte Do Cozinheiro E Do Copeiro Em Todos Os Seus Ramos é uma referencia tanto na culinária como na bibliografia brasileira, por tratar-se do primeiro livro de receitas editado no Brasil. De autor anônimo, foi reeditado em 1996 pela Best Seller. O autor não assina o livro e coloca apenas suas iniciais, R.C.M., nas páginas iniciais. Em 1887, o livro foi complementado por uma emenda modernizada de Constança Oliva de Lima. Na época, não era exatamente de bom tom um homem aventurar-se pelo mundo das panelas e caçarolas. É provavelmente por tal razão que o livro deve ter permanecido anônimo. Mas R.C.M. não era apenas um gourmet de quitutes especiais, mas também um gourmet de livros. Isso mesmo. O livro O cozinheiro imperial é uma compilação praticamente completa dos dois outros livros portugueses clássicos de cozinha, a Arte de Cozinha, de Domingos Rodrigues, publicado em 1680, e o Cozinheiro Moderno ou a Nova arte de cozinha, de Lucas Rigaud, cozinheiro de D. Maria I, editado um século depois.


Clique AQUI

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.