Fundaj Comunica 338

Comunica 338 – 03 a 09 de junho de 2013
- Destaques
- Exposições
DESTAQUES
Assembléia Legislativa relança coleção com 22 perfis de deputados que se destacaram no século xx
Será hoje, às 18h, na sede da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A seleção dos nomes foi feita por historiadores e pesquisadores da Academia Pernambucana de Letras (APL), Conselho Estadual de Cultura, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Instituto Arqueológico e Geográfico do Estado. A primeira edição de Perfil Parlamentar foi lançada em 2001.
Evento comemorativo ao Dia Nacional do Meio Ambiente e da Ecologia
Acontece nos dias 04 e 05 de junho, às 8h, na Sala Calouste Gulbenkian, na Fundaj Casa Forte, o evento sob o tema “Meio Ambiente e Bem-Estar Humano: A Realidade do Nordeste”. A programação é composta por mesas-redondas e palestras com conferencistas convidados. A programação completa está no site da Fundaj.
Mostra Território Documental
Em parceria com o Instituto Miguel de Cervantes, a Fundação Joaquim Nabuco exibe de hoje até a próxima quinta-feira (06/06), uma série de documentários que evidenciam a riqueza das produções espanholas. Serão exibidas as produções Hollywood Talkies, na segunda feira; La Maleta Mexicana, na terça-feira; El Somni, na quarta-feira e Flamenco de Raiz, na quinta-feira. A mostra acontecerá na Sala João Cardoso Ayres, às 19h.
VIII Prêmio SEAE 2013
A Escola de Administração Fazendária (ESAF) realiza o concurso de monografias visando estimular estudos acerca de temas ligados à defesa da concorrência e à regulamentação da atividade econômica. As inscrições vão até o dia 16 de setembro.
Para mais informações, acesse: WWW.esaf.fazenda.gov.br.
Cinema da Fundação reabre em junho
Durante o mês de maio o Cinema da Fundação suspende a sua programação para a instalação de um novo equipamento de som e imagem, que faz parte do processo de atualização do sistema.
VI Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero
A seleção é destinada a premiar trabalhos sobre as dimensões de classe social, raça, etnia e geração das mulheres em Pernambuco. As inscrições estão abertas para estudantes do Ensino Médio, técnico subsequente, graduação e pós-graduação e educadores, e podem ser feitas até o dia 21 de junho.
EXPOSIÇÕES NA FUNDAJ
> Marcados
Composta por fotografias da artista Claudia Janduir, realizadas durante um trabalho feito com os índios da tribo Yanomami, entre 1980 e 1985, a exposição se encontra na Galeria Vicente do Rego Monteiro, na Fundaj Derby. A visitação vai até o dia 28 de julho, de terça a domingo, das 15h às 20h.
>Cajus
Fazendo referência ao livro “O Cajueiro Nordestino”, de Mauro Mota, a exposição passeia pela obra do professor e jornalista, com projeto expográfico do arquiteto Rodrigo Cantarelli. A mostra se integra ao circuito expositivo do Museu do Homem do Nordeste. Visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h, na sala Mauro Mota, na Fundaj Casa Forte.
>Projeto Residências Artísticas
A primeira edição, em 2013, é com os artistas Bruno Faria, Jorge Menina Barreto e Paulo Almeida. As obras estão expostas simultaneamente nas Galerias Baobá, Massangana e no jardim do Museu do Homem do Nordeste, na sede da Fundaj (Avenida 17 de agosto, 2187); e também na Galeria Vicente do Rego Monteiro, da Fundaj Derby (Rua Henrique Dias, 609). A visita é gratuita, de terça a sexta feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
>Bicicleta ao longo dos tempos
Localizada no primeiro andar do prédio da Fundaj Derby, a exposição utiliza painéis com imagens históricas sobre os diversos usos da bicicleta. São expostas fotografias antigas de várias décadas do século passado: flagrantes do cotidiano, ciclistas, modelos de bicicletas, sua utilização como meio de transporte urbano, passeios, anúncios de jornais e textos de conhecidos intelectuais sobre a importância e o uso da bicicleta.
>E Agora?
Situada no primeiro andar do Museu do Homem do Nordeste, a exposição lança o questionamento para provocar no visitante reflexões sobre a visão contemporânea de um Nordeste transformador e pulsante, que não se deixa rotular por estereótipos folclóricos, culturais ou de xenofobia. O horário de visitação é das 8h30 às 17h, no Museu do Homem do Nordeste.
>Poesia e imagem à Flor da Pele
Instalada no pátio interno da casa-grande do Engenho Massangana, no município do Cabo de Santo Agostinho (km 09 da PE-60), a exposição aborda a luta e a grandeza da raça negra na formação étnico-cultural do povo brasileiro. Poemas de autores abolicionistas e atuais estão apresentados em móbiles e em áudio, com a narrativa do célebre “Navio Negreiro”, de Castro Alves. Os textos são mesclados com imagens de afro-descendentes residentes na circunvizinhança, frutos de um ensaio fotográfico desenvolvido no local. A visitação é de segunda a sábado, das 9h às 16h30. Mais informações: (81) 3073-6671.
>Visitação ao Museu do Homem Nordeste
A exposição permanente “Nordeste: Territórios Plurais, Culturais e Direitos Coletivos”, está aberta a visitação de terça a sexta-feira, das 08h30 às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Informações: (81) 3073-6333.
>Visitação ao Engenho Massangana
O Engenho Massangana também conta com uma exposição permanente, "Massangana e Nabuco – o tempo revisitado". A visitação é gratuita, de terça-feira a sábado, das 9h às 16h30. Informações: (81) 3527-4025 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais