Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Fundaj Comunica 336

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2013, 10h33 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 20h43 | Acessos: 1006

Comunica 336 – 20 a 26 de maio de 2013

 

- Destaques

- Exposições

DESTAQUES

 

Frei Betto lança livros em debate

O escritor participa do evento Minas – Pernambuco, que faz parte do programa Outros Papos, no dia 22 de maio, às 19h30, no Museu do Homem do Nordeste. Na ocasião, serão lançados os livros “Aldeia do Silêncio” e “O que a Vida me Ensinou”.

 

Seminário Avançado de Museologia Social

Será no dia 23 de maio, às 14h, no Auditório Benício Dias, no Museu do Homem do Nordeste. A conferência Os Paradigmas e os Fantasmas Antropológicos: Criações Artísticas e Resistência Política será realizada pela Profa. Dra. Barbara Glowczewski.

 

Inscrições através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

VIII Prêmio SEAE 2013

A Escola de Administração Fazendária (ESAF) realiza o concurso de monografias visando estimular estudos acerca de temas ligados à defesa da concorrência e à regulamentação da atividade econômica. As inscrições vão até o dia 16 de setembro.

 

Para mais informações, acesse: WWW.esaf.fazenda.gov.br.

Cinema da Fundação reabre em junho

Durante o mês de maio o Cinema da Fundação suspende a sua programação para a instalação de um novo equipamento de som e imagem, que faz parte do processo de atualização do sistema.

VI Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero

A seleção é destinada a premiar trabalhos sobre as dimensões de classe social, raça, etnia e geração das mulheres em Pernambuco. As inscrições estão abertas para estudantes do Ensino Médio, técnico subsequente, graduação e pós-graduação e educadores, e podem ser feitas até o dia 21 de junho.

 

EXPOSIÇÕES NA FUNDAJ

> Marcados

Composta por fotografias da artista Claudia Janduir, realizadas durante um trabalho feito com os índios da tribo Yanomami, entre 1980 e 1985, a exposição se encontra na Galeria Vicente do Rego Monteiro, na Fundaj Derby. A visitação vai até o dia 28 de julho, de terça a domingo, das 15h às 20h.

>Cajus

Fazendo referência ao livro “O Cajueiro Nordestino”, de Mauro Mota, a exposição passeia pela obra do professor e jornalista, com projeto expográfico do arquiteto Rodrigo Cantarelli. A mostra se integra ao circuito expositivo do Museu do Homem do Nordeste. Visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h, na sala Mauro Mota, na Fundaj Casa Forte.

>Projeto Residências Artísticas

A primeira edição, em 2013, é com os artistas Bruno Faria, Jorge Menina Barreto e Paulo Almeida.  As obras estão expostas simultaneamente nas Galerias Baobá, Massangana e no jardim do Museu do Homem do Nordeste, na sede da Fundaj (Avenida 17 de agosto, 2187); e também na Galeria Vicente do Rego Monteiro, da Fundaj Derby (Rua Henrique Dias, 609). A visita é gratuita, de terça a sexta feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

>Bicicleta ao longo dos tempos

Localizada no primeiro andar do prédio da Fundaj Derby, a exposição utiliza painéis com imagens históricas sobre os diversos usos da bicicleta. São expostas fotografias antigas de várias décadas do século passado: flagrantes do cotidiano, ciclistas, modelos de bicicletas, sua utilização como meio de transporte urbano, passeios, anúncios de jornais e textos de conhecidos intelectuais sobre a importância e o uso da bicicleta.

>E Agora?

Situada no primeiro andar do Museu do Homem do Nordeste, a exposição lança o questionamento para provocar no visitante reflexões sobre a visão contemporânea de um Nordeste transformador e pulsante, que não se deixa rotular por estereótipos folclóricos, culturais ou de xenofobia. O horário de visitação é das 8h30 às 17h, no Museu do Homem do Nordeste.

>Poesia e imagem à Flor da Pele

Instalada no pátio interno da casa-grande do Engenho Massangana, no município do Cabo de Santo Agostinho (km 09 da PE-60), a exposição aborda a luta e a grandeza da raça negra na formação étnico-cultural do povo brasileiro. Poemas de autores abolicionistas e atuais estão apresentados em móbiles e em áudio, com a narrativa do célebre “Navio Negreiro”, de Castro Alves. Os textos são mesclados com imagens de afro-descendentes residentes na circunvizinhança, frutos de um ensaio fotográfico desenvolvido no local. A visitação é de segunda a sábado, das 9h às 16h30. Mais informações: (81) 3073-6671.

 

>Visitação ao Museu do Homem Nordeste

A exposição permanente “Nordeste: Territórios Plurais, Culturais e Direitos Coletivos”, está aberta a visitação de terça a sexta-feira, das 08h30 às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Informações: (81) 3073-6333.

 

>Visitação ao Engenho Massangana

O Engenho Massangana também conta com uma exposição permanente, "Massangana e Nabuco – o tempo revisitado". A visitação é gratuita, de terça-feira a sábado, das 9h às 16h30. Informações: (81) 3527-4025 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.