Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Fundaj Comunica 334

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2013, 10h21 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 20h43 | Acessos: 1448

Comunica 334 – 06 a 13 de maio de 2013

 

- Destaques

- Exposições

DESTAQUES

Massangana lança "Zedantas e Luiz Gonzaga: Na Batida do Baião, No Balanço do Forró"

A Editora Massangana da Fundação Joaquim Nabuco lança, em 16 de maio (nesta quinta), às 18h, o livro "Zedantas e Luiz Gonzaga: Na Batida do Baião, no Balanço do Forró", da antropóloga maranhense Mundicarmo Ferretti, no auditório Benício Dias, do Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte. A publicação tomou como base a dissertação de mestrado da antropóloga, na UFRN, no final da década de 1970. A obra é o primeiro trabalho acadêmico a analisar o produtivo encontro de Luiz Gonzaga e Zédantas. Mais informações no site da Fundaj.

 

Fundaj e Ministério da Cultura firmam acordo de cooperação técnica para estimular políticas públicas audiovisuais


O Ministério da Cultura e a Fundação Joaquim Nabuco - instituição ligada ao Ministério da Educação - firmaram novo acordo de cooperação técnica, em 29 de abril de 2013, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para a promoção de políticas públicas audiovisuais. O novo convênio vai possibilitar o desenvolvimento das ações no âmbito das Regiões Norte e Nordeste, abrangendo toda a cadeia produtiva do audiovisual como a difusão, formação, inovação tecnológica, intercâmbio técnico e preservação. Mais informações no site da Fundaj.

Cinema da Fundação só reabre em junho

Durante o mês de maio o Cinema da Fundação suspende a sua programação para a instalação de um novo equipamento de som e imagem, que faz parte do processo de atualização do sistema. Por conta disso, não irá receber esse ano o Fextival Varilux do Cinema Francês, que teve a sua data alterada para o primeiro semestre do ano. As atividades do cinema retornam no mês de junho.

VI Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero

A seleção é destinada a premiar trabalhos sobre as dimensões de classe social, raça, etnia e geração das mulheres em Pernambuco. As inscrições estão abertas para estudantes do Ensino Médio, técnico subsequente, graduação e pós-graduação e educadores, e podem ser feitas até o dia 21 de junho.  O edital está disponível no site da Fundaj.

Lojinha do Museu expõe e comercializa produtos da Coleção “Grades do Recife”

Composta por objetos como vasos, fruteiras, luminárias e cestos produzidos pelos alunos do Programa de Formação do Jovem Artesão, A Coleção “Grades do Recife” está em exposição no Espaço Janete Costa (a lojinha do Museu), localizada na Fundaj Casa Forte (avenida 17 de agosto, 2187). Com curadoria do designer Sérgio J. Matos, a “Coleção Grades do Recife” é fruto de um projeto que teve duração de seis meses, e, durante esse período, os alunos tiveram noções de estética e desenvolvimento de produtos inspirados nas grades de janelas, portas e portões fotografados pelos próprios alunos nas proximidades dos bairros onde vivem, no Recife.

Fundaj apóia a nova exposição do Museu da Abolição

“As águas da memória, a rota do ex-escravo” é o tema da exposição que terá abertura em 11 de maio, às 17h, no Museu da Abolição. Mostra ficará aberta ao público a partir do dia 13 de maio até 31 de julho de 2013.  O museu fica na Rua Benfica, nº 1150 – Madalena/ Recife - PE. Fone: (81) 3228-3248.

Vem aí o Seminário Virtual Nacional "História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Escola" - Conquistas, Desafios e Perspectivas: 10 anos da Lei nº 10.639/03

O seminário vai debater os 10 anos da Lei que trata da obrigatoriedade de ensino da cultura africana em todas as escolas públicas do Brasil. O seminário terá abertura presencial às 9h, no dia 13 de Maio - data em que se comemora a Abolição da Escravatura no País, e prossegue a partir do dia 14 de maio até 08 de julho, exclusivamente pela internet, com debates virtuais que vão subsidiar a publicação de um livro. Saiba mais no site da Fundaj.

 

Nova edição da Revista Ciência & Trópico já está disponível no Portal de Periódicos Científicos da Fundaj

O Laboratório de Divulgação Científica, da Diretoria de Pesquisas Sociais (Ladic/Dipes/Fundaj) informa que a revista Ciência & Trópico, volume 35, número 2, já está disponível em acesso livre no Portal de Periódicos Científicos da Fundaj. Confira através do link: http://periodicos.fundaj.gov.br/

Fernando José Freire toma posse como Conselheiro da UPE

O Prof. Dr. Fernando José Freire tomou posse como um dos sete novos Conselheiros da Universidade de Pernambuco (UPE), em cerimônia realizada em 30 de abril de 2013. Freire é presidente da Fundação Joaquim Nabuco e foi indicado ao Conselho Universitário da UPE (Consun) na condição de Acadêmico do Notório Saber. Ele também é membro do conselho superior da Facepe. O Consun é presidido pelo reitor da UPE, Prof. Carlos Calado, e ampliou sua composição de 40 para 47 representantes. Mais informações no site da Fundaj.

 

 

EXPOSIÇÕES NA FUNDAJ

 

> Cajus

Fazendo referência ao livro “O Cajueiro Nordestino”, de Mauro Mota, a exposição passeia pela obra do professor e jornalista, com projeto expográfico do arquiteto Rodrigo Cantarelli, a mostra se integra ao circuito expositivo do Museu do Homem do Nordeste. Visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h, na sala Mauro Mota, na Fundaj Casa Forte.

> Projeto Residências Artísticas

A primeira edição, em 2013, é com os artistas Bruno Faria, Jorge Menna Barreto e Paulo Almeida.  As obras estão expostas simultaneamente nas Galerias Baobá, Massangana e no jardim do Museu do Homem do Nordeste, na sede da Fundaj (Avenida 17 de agosto, 2187); e também na Galeria Vicente do Rego Monteiro, da Fundaj Derby (Rua Henrique Dias, 609). A visita é gratuita, de terça a sexta feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

>Bicicleta ao longo dos tempos

Localizada no primeiro andar do prédio da Fundaj Derby, a exposição utiliza painéis com imagens históricas sobre os diversos usos da bicicleta. São expostas fotografias antigas de várias décadas do século passado: flagrantes do cotidiano, ciclistas, modelos de bicicletas, sua utilização como meio de transporte urbano, passeios, anúncios de jornais e textos de conhecidos intelectuais sobre a importância e o uso da bicicleta.

>E Agora?

Situada no primeiro andar do Museu do Homem do Nordeste, a exposição lança o questionamento para provocar no visitante reflexões sobre a visão contemporânea de um Nordeste transformador e pulsante, que não se deixa rotular por estereótipos folclóricos, culturais ou de xenofobia. O horário de visitação é das 8h30 às 17h, no Museu do Homem do Nordeste.

>Poesia e imagem à Flor da Pele

Instalada no pátio interno da casa-grande do Engenho Massangana, no município do Cabo de Santo Agostinho (km 09 da PE-60), a exposição aborda a luta e a grandeza da raça negra na formação étnico-cultural do povo brasileiro. Poemas de autores abolicionistas e atuais estão apresentados em móbiles e em áudio, com a narrativa do célebre Navio Negreiro, de Castro Alves. Os textos são mesclados com imagens de afro-descendentes residentes na circunvizinhança, frutos de um ensaio fotográfico desenvolvido no local. A visitação é de segunda a sábado, das 9h às 16h30. Mais informações: (81) 3073-6671.

 

>Visitação ao Museu do Homem Nordeste

A exposição permanente “Nordeste: Territórios Plurais, Culturais e Direitos Coletivos”, está aberta a visitação de terça a sexta-feira, das 08h30 às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Informações: (81) 3073-6333.

 

>Visitação ao Engenho Massangana

O Engenho Massangana também conta com uma exposição permanente, "Massangana e Nabuco – o tempo revisitado". A visitação é gratuita, de terça-feira a sábado, das 9h às 16h30. Informações: (81) 3527-4025 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 

FUNDAJ | Comunica é  o informativo  semanal produzido pela  Assessoria  de Comunicação da Fundação Joaquim Nabuco. Se você não quer recebê-lo, envie uma mensagem de volta com o assunto "cancelar assinatura"

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. www.fundaj.gov.br

[Para mais detalhes sobre a programação, consultar o site]

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.