Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Fundaj Comunica 333

Publicado: Sexta, 03 de Mai de 2013, 10h33 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 20h43 | Acessos: 1301

Comunica 333 - 29 de abril a 05 de maio de 2013

 

- Destaques

- Exposições

DESTAQUES

Cinema da Fundação entra em recesso

Durante o mês de maio o Cinema da Fundação suspende a sua programação para a instalação de um novo equipamento de som e imagem, que faz parte do processo de atualização do sistema. Por conta disso, não irá receber esse ano o Fextival Varilux do Cinema Francês, que teve a sua data alterada para o primeiro semestre do ano. As atividades do cinema retornam no mês de junho.

Conferência “A Contribuição Teórica do Movimento Lésbico para o Feminismo”

Como parte do Curso Feminismo Materialista Francófono, o seminário acontece no próximo dia 30, às 19h, na Sala Aloísio Magalhães, na Fundaj Derby. A conferência será ministrada pela feminista Docente-Pesquisadora da Universidade de Paris VI, Jules Falquet, e terá entrada franca.

Livro de Pesquisa em Educação será lançado será lançado na Fundaj/Casa Forte

Será lançado no dia 30, às 17 horas, na sala Calouste Gulbenkian, da Fundaj/Casa Forte (Avenida 17 de agosto, 2187) o livro "Multiplos Olhares na Pesquisa em Educação", referente ao III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (EPEPE), realizado em 2010, na cidade do Recife, na Fundaj/Derby.

Editora Massangana lança “Joaquim Nabuco e Gilberto Freyre Face a Face"

O livro inaugura a série Joaquim Nabuco, que é destinada ao patrono da Fundaj e foi escrito por Fátima Quintas, atual presidente da Academia Pernambucana de Letras. O ensaio traça um paralelo entre os dois autores e conta com fotos dos acervos da Fundação Gilberto Freire e da Fundação Joaquim Nabuco. Acesse o site da Fundaj.

Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero

A seleção é destinada a premiar trabalhos sobre as dimensões de classe social, raça, etnia e geração das mulheres em Pernambuco. As inscrições estão abertas para estudantes do ensino médio, técnico subsequente, graduação e pós-graduação e educadores, e podem ser feitas até o dia 21 de junho.  Para baixar o edital e obter mais informações.

Edital: Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio

As inscrições para as 15 vagas vão até o próximo dia 30. A seleção será concluída no mês de maio e as aulas estão previstas para o mês de agosto de 2013. Baixe o edital e a ficha de inscrição no site da Fundaj.

 

Curso - Papel do Gerente na Gestão do Desempenho de Equipe

De 8 a 10 de maio.

Uma parceria Fundaj-Receita, é voltada para gestores estratégicos da Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil – 4ª Região Fiscal e o Centro de Treinamento da Escola de Administração Fazendária em Pernambuco.  Informações: (http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=983&Itemid=273)

 

 

 

Exposição

 

O Museu da Abolição inaugura exposição e tem apoio da Fundaj

O Museu da Abolição inaugura a exposição “As águas da memória, a rota do ex-escravo”, no dia 11 de maio, às 17h. A exposição ficará aberta ao público a partir do dia 13 a 31 de julho. A Fundaj apóia essa iniciativa.

Serviço

Museu da Abolição

R. Benfica, 1150 - Madalena  Recife - PE, 50720-001
(81) 3228-3248

 

 

 

EXPOSIÇÕES

 

>Exposição Cajus

Fazendo referência à pesquisa Cajueiro Nordestino, de Mauro Mota, a exposição passeia pela obra do professor e jornalista, que também foi diretor-executivo da Fundaj. O projeto expográfico do arquiteto Rodrigo Cantarelli (Museu do Homem do Nordeste) está aberto para visitação gratuita de terça a sexta, das 08h às 17h, aos sábados e domingos e feriados, das 13h às 17h, na sala Mauro Mota, na Fundaj Casa Forte.

> Exposições do projeto Residências Artísticas

A primeira edição em 2013 é com os artistas Bruno Faria, Jorge Menna Barreto e Paulo Almeida.  As obras estão expostas nas Galerias Baobá, Massangana e no jardim do Museu do Homem do Nordeste, na sede da Fundaj (Avenida 17 de agosto, 2187) e no edifício da Fundaj Derby (Rua Henrique Dias, 609). A visita é gratuita, de terça a sexta feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

>Bicicleta ao longo dos tempos

No primeiro andar do prédio da Fundaj-Derby, a exposição utiliza painéis com imagens históricas sobre os diversos usos da bicicleta. São expostas fotografias antigas de várias décadas do século passado: flagrantes do cotidiano,ciclistas, modelos de bicicletas, sua utilização como meio de transporte urbano, passeios, anúncios de jornais e textos de conhecidos intelectuais sobre a importância e o uso da bicicleta.

>E Agora?

A exposição "E agora?“, lança a visão contemporânea de um Nordeste transformador e pulsante, que não se deixa rotular por estereótipos folclóricos, culturais ou de xenofobia. Além de mostrar, procura compartilhar dúvidas e anseios em torno da vida e do imaginário de 52 milhões de brasileiros que nasceram entre o sul da Bahia e o norte do Maranhão. O horário de visitação é das 8h30 às 17h, no Museu do Homem do Nordeste.

>Poesia e imagem à Flor da Pele

Instalada no pátio interno da casa-grande do Engenho Massangana,  a exposição aborda a luta e a grandeza da raça negra na formação étnico-cultural do povo brasileiro. Poemas de autores abolicionistas e atuais estão apresentados em móbiles e em áudio, com a narrativa do célebre Navio Negreiro, de Castro Alves. Os textos são mesclados com imagens de afro-descendentes residentes na circunvizinhança, frutos de um ensaio fotográfico desenvolvido no local. A visitação é de segunda a sábado, das 9h às 16h30. Mais informações: (81) 3073-6671.

>Visite o Engenho Massangana

O Engenho Massangana promove a exposição permanente "Massangana e Nabuco – o tempo revisitado". A visitação é gratuita, de terça-feira a sábado, das 9h às 16h30. Informações: (81) 3527-4025 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

>Visitação ao Museu do Homem Nordeste

A exposição permanente “Nordeste: Territórios Plurais, Culturais e Direitos Coletivos”, está aberta a visitação de terça a sexta, das 08h30 às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Informações: (81) 3073-6333.

 

 

 

 

 

FUNDAJ | Comunica é  o informativo  semanal produzido pela  Assessoria  de Comunicação da Fundação Joaquim Nabuco. Se você não quer recebê-lo, envie uma mensagem de volta com o assunto "cancelar assinatura"

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. www.fundaj.gov.br

[Para mais detalhes sobre a programação, consultar o site]

 

 

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.