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Pesquisas e Atividades (2)

Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 12h06 | Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2020, 15h07 | Acessos: 1210

Pesquisa:

Unidades de Conservação como Lugares Educadores

Responsável pelo projeto/atividade:
Solange Fernandes Soares Coutinho
Lattes

Parcerias: (Apoio, tomando como base as Cartas de Anuências fornecidas)
ICMBio, Idema/RN, Secretarias de Educação Municipais e do Estado da Paraíba.

Breve descrição:
A pesquisa teve como questão de partida a dúvida sobre a percepção de que Unidades de Conservação são Lugares Educadores, considerando-os espaços em que lá se estando se possa ampliar conhecimento e, especialmente, se ter a compreensão dos sistemas ecossociais que lhes corespondem. Tem como objetos do estudo cinco Unidades de Conservação (UCs) de diferentes contextos da Região Nordeste do Brasil, dentre elas a Reserva Extrativista Acaú-Goiana e o Parque Nacional do Catimbau que serão alvos de estudos mais aprofundados. Também serão objetos do estudo a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, o Monumento Natural do Rio São Francisco e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Potiguar Ponta do Tubarão. O estudo está estruturado a partir de três fases independentes, mas complementares. A primeira refere-se ao âmbito mais amplo dos sistemas de UCs, seu surgimento, disseminação e evolução em diferentes países e contextos. Na segunda fase, serão analisados aspectos gerais da relação das Unidades Conservação com os sistemas educacionais formais e não formais, tomando-se como área de atuação as cinco UCs – previamente selecionadas. A última fase se refere a estudos no âmbito mais restrito em duas Unidades de Conservação – a Resex Acaú-Goiana e o Parna do Catimbau.
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Fotos
: acervo da pesquisa.

Equipe envolvida no projeto/atividade:
Juvenita Albuquerque, Tarcísio Quinamo, Edneida Cavalcanti e o estagiário Bruno Betuccelli

Objetivos Geral:
Avaliar Unidades de Conservação como Lugares Educadores no âmbito das políticas públicas vinculadas à Educação e à Sustentabilidade a partir da sua inserção na educação formal e não formal. Específicos: Verificar a relação de complementaridades e conflitos das Unidades de Conservação, no que concerne às suas instâncias administrativas, conselhos, outros instrumentos de gestão e infraestrutura, com a dimensão educativa formal e não formal. Apreender como os sistemas educacionais formais e não formais estão respondendo, e como poderiam melhor responder, aos desafios de gestão participativa das Unidades, considerando as dinâmicas socioecológicas e culturais lá existentes. Produzir conjuntamente conhecimentos e construir coletivamente atividades e materiais pedagógicos que contribuam para a oferta de instrumentos que facilitem a relação de complementaridade entre Educação e Sustentabilidade a partir de Unidades de Conservação.

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Justificativa:
Os desafios de gestão ambiental, particularmente no contexto de Unidades de Conservação, passam necessariamente pelo envolvimento direto das populações que vivem no interior e no entorno dessas áreas protegidas, o que pressupõe processos educativos formais e não formais que considerem as particularidades ambientais e socioculturais, além da conservação da biodiversidade. A inserção deste projeto no Programa Educação, Governança e Sustentabilidade da Fundação Joaquim Nabuco é facilmente reconhecida como pertinente pela função das Escolas, inclusive para fora dos seus limites físicos, e de educação não formal na Educação de modo geral e das Unidades de Conservação como elementos de real importância na proposta de Sustentabilidade – de um comportamento prudente do ser humano em relação ao ambiente do qual faz parte.
 

Público alvo:
Professores, gestores educacionais e ambientais, pesquisadores, populações tradicionais, pessoas residentes ou que residem nas proximidades das UCs objetos do estudo e visitantes das Unidades de Conservação.

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Abrangência:
Região Nordeste do Brasil incluindo suas três Zonas Fisiográficas – Mata, Agreste e Sertão – através das seguintes Unidades de Conservação: Reserva Extrativista (Resex) Acaú-Goiana – Pernambuco e Paraíba; Áreas de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais – Alagoas e Paraíba; Parque Nacional (Parna) Nacional do Catimbau - Pernambuco; Monumento Nacional (MONA) do Rio São Francisco – Alagoas, Bahia e Sergipe; Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Ponta do Tubarão – Rio Grande do Norte.

Metas para 2020:
Concluir 1 Relatório da Pesquisa
Discutir e Formatar 1 Material Didático no âmbito do tema da pesquisa
Planejar 2 eventos para divulgação e discussão dos resultados da pesquisa, sendo 1 para o público da Resex Acaú-Goiana e 1 outro do Parna do Catimbau.
Finalizar 2 mapas obtidos através de metodologia colaborativa.

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