Comunicações Orais - Educação, Currículo E Diversidade Cultural
| EIXO TEMÁTICO 1 - EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E DIVERSIDADE CULTURAL | |
| Autores | Título |
| Adlene Silva Arantes | PRÁTICAS ANTROPOMÉTRICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE GRUPOS ESCOLARES E ESCOLAS ISOLADAS DA CIDADE DO RECIFE-PE NA DÉCADA DE 1930 |
| Ana Paula Rufino dos Santos | ESTUDOS CULTURAIS E ESTUDOS DE GÊNERO: CONTRIBUTOS METODOLÓGICOS DAS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO |
| Cezar Gomes da Silva | O MOVIMENTO MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS E O PROGRAMA ACADEMIA DAS CIDADES: analisando as concepções de atividade física, promoção da saúde e qualidade de vida |
| Cláudia da Silva Santos Sansil Gabriela Lins Falcão |
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DA EVASÃO ESCOLAR |
| Cristiane Rodrigues Ferreira Coelho Helena Fraga Fernandes Wilma Pastor de Andrade Sousa |
O CURRÍCULO INCLUSIVO PARA CRIANÇAS SURDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
| Cristiano de França Lima Eduardo Luiz Silva de Almeida |
A ESCOLA E A MONOCULTURA DO SABER: O SILENCIAMENTO DOS OUTROS SUJEITOS DE SABERES |
| Delma Josefa da Silva | CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA CONSTRUÇÃO EM CURSO |
| Elizete Santos Balbino Amanda Magalhães Barbosa |
A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVA DOS DOCENTES |
| Filipe Gervásio Pinto da Silva | EDUCAÇÃO DO CAMPO E LIVROS DIDÁTICOS COMO TEXTOS CURRICULARES NOS TRABALHOS DA ANPED: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL |
| Jaqueline Andréa Lira Cordeiro Santos Camila Ferreira Araújo Michelle Carolinne Cavalcanti Pereira |
UM ESTUDO DE CASO: INDISCIPLINA NAS REPRESENTAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE SUCESSO |
| José Aniervson Souza dos Santos | CONSTRUINDO IDENTIDADE(S) JOVENS NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR E PÓS-CRÍTICA |
| Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela | ENCONTROS E DESENCONTROS DO TORNAR-SE/SER ORIENTADORA EDUCACIONAL: HISTÓRIAS DE VIDA E FRACASSO ESCOLAR |
| Marcos Antônio Solano Duarte Silva Maria Aparecida Vieira de Melo |
PROCESSO DE TERRITORIALIDADE E CONTEXTO EDUCACIONAL QUILOMBOLA: UMA ABORDAGEM À LUZ DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS |
| Maria da Penha da Silva | CURRÍCULO E SABERES INDÍGENAS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS |
| Maria do Carmo Oliveira da Silva Lubia Maria Silva de Melo |
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A MEDIAÇÃO DA LEI N° 10.639/2003: ENTRE DIÁLOGOS, TENSÕES, DESCONSTRUÇÕES E CONTRIBUIÇÕES POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA |
| Maria Lucia de Oliveira | A LINGUAGEM DOS SENTIMENTOS NO ESTUDO DO CORPO: UMA ABORDAGEM BIOCÊNTRICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
| Michele Guerreiro Ferreira | SELEÇÃO E SILENCIAMENTO DE CONTEÚDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: ANÁLISE SOB UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DAS PRÁTICAS CURRICULARES |
| Nívea Roberta Moraes Barbosa Lemos | POLÍTICA CURRICULAR DA REDE DE ENSINO DE AGRESTINA: PARTICULARIDADES QUILOMBOLAS |
| Rebeca Barreto de Lima Dayse Cabral de Moura |
DISCURSOS RACISTAS NA PUBLICIDADE: IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES RACIAIS DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
| Shalimar Silva Reis Sinaide Silva dos Santos |
O CONHECIMENTO DOCENTE SOBRE A LEI 11.645/08 & CURRICULO DE PEDAGOGIA: QUAIS AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES SIGNIFICATIVAS? |
| Simony Freitas de Melo | AS DIMENSÕES E AS FUNÇÕES DA DIFERENÇA CULTURAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE PEDAGOGIA |
| Talita Maria Soares da Silva | MEMÓRIA E ESQUECIMENTOS NECESSÁRIOS |
Redes Sociais